sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Amor?


Amem sinceramente uns aos outros e de todo o Coração. (1 Pe. 1.22b)


No texto que acabamos de ler, Paulo ensina que o bom relacionamento entre as pessoas se baseia no amor: preferir dar honra aos outros, praticar a hospitalidade, partilhas alegrias e tristeza, não ser orgulhoso, dar a quem precisa, considerar a opinião dos outros. Estas orientações são necessárias porque o ser humano desenvolve maus sentimentos, como o orgulho, o egoísmo, a inveja. Pensemos neste assunto.


A Inveja, um dos sentimentos mais primitivos do homem, tem suas raízes na arrogância e no orgulho. Quem inveja não apenas deseja arrebatar aquilo que o outro é e possui: também anseia que ele fracasse, seja humilhado e envergonhado. Quem desenvolve este sentimento é capaz de dissimulá-lo tanto que pode conquistar a amizade do invejado, passando até por seu melhor amigo. Na igreja, a inveja costuma manipular as pessoas que anseiam por destaque e poder ou que se julgam as mais importantes da comunidade e exigem que suas opiniões sejam acatadas sem discussões. Pessoas invejosas causam o rompimento da comunhão entre os irmãos, impedindo assim a prática do amor fraternal.


Sentimento como a inveja impedem que amemos sinceramente as outras pessoas - um principio bíblico, como mostra nosso versículo em destaque. Porém, os maus sentimentos definham, secam e não vão avante no coração de quem ama ardentemente os outros. A inveja, por exemplo, afasta-se daquele que não valorizam a aparência pessoal e sim a vida de submissão a Jesus; que rejeitam comparações; que encaram as vitorias dos outros como a sua própria; que demonstram amor seja qual for a circunstância. O amor é o mais perfeito antídoto contra o veneno dos maus sentimentos.


Deus nos ajude a manter nossa natureza, mente e olhos dominados pelo fruto do Espírito, que é "amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio". (Gl. 5.22-23)



O Amor é o alimento dos bons relacionamentos.

Um comentário:

  1. Ameei, Deus falou termendamente ao meu coração, e que eu possa a cada dia amar mais meus irmãos . Obrigado meu Deus por continuar falando comigo

    ResponderExcluir